Banhos de Ouro – Defeitos e Problemas Operacionais

Categorias: ,

Banhos de Ouro – Defeitos e Problemas Operacionais

Sequência operacional de uma folheação

O que é Banho? ou processo galvânico / galvanoplastia

É o processo de aplicação de metais preciosos (ouro, ródio, prata, entre outros) em peças brutas, feitas com ligas não preciosas (latão, cobre, zamac, entre outros).

O metal precioso é o acabamento final que habilita a peça para uso humano e protege contra corrosão e oxidação, tornando a joia folheada mais resistente e evitando problemas para a saúde.

A durabilidade do banho depende muito da qualidade e quantidade do material que se é usado no processo de galvânoplastia. O banho perfeito depende de um trabalho minucioso e que será detalhado nas 12 etapas abaixo:

1 – Entrega das peças na Galvânica
Você entrega as suas peças na empresa escolhida e elas serão fotografadas / documentadas para controle. O ideal é que você faça uma listagem com descritivo e quantidades de tudo. Isso não é obrigatório, mas será muito útil quando as peças voltarem banhadas para você.

2 – Amarração & Disposição
A equipe do banho amarra as peças com fios de metal  e os distribui nas gancheiras (essa peça verde com ganchos na foto abaixo). São vários modelos de gancheiras e cada um se adequa à um desenho de peça, sempre levando em consideração o tamanho e a geometria das suas peças brutas.
“É muito importante a distribuição correta na gancheira para que as camadas tenham a máxima precisão em todas as peças durante o processo, garantindo uniformidade do metal precioso em todos os produtos.”

3 – Desengraxante (Limpeza)
As peças são limpas em um banho com propriedades desengraxantes. É nesta hora que são retiradas as gorduras e impurezas para que a aderência dos metais preciosos seja perfeita e uniforme.

4 – Ativação Ácida
O metal é ativado: essa etapa é essencial para a aderência do metal precioso sobre a peça ainda bruta.

5 – Cobre alcalino ou Pré Cobre
O Banho de Cobre alcalino é responsável por cobrir as macro porosidades das peças, ou seja as maiores imperfeições de nivelamento. Esse processo confere à peça um aspecto acetinado.

6 – Cobre ácido
Em seguida, a peça recebe um outro tipo de banho de cobre, porém em um meio ácido. Esse processo resulta no fechamento das micro porosidades de cada peça. Por ser um procedimento altamente refinado, é nessa etapa que as peças começam a ter um aspecto de “alto brilho”. Após essas etapas, as peças terão características de um polimento manual, normalmente empregados na fabricação de alta joalheria. Depois dessa etapa, as peças estarão prontas para receber o metal nobre escolhido pelo cliente.

7 – Banho Intermediário (“Selante”)

O banho de Níquel, opcional, foi usado durante muito tempo e ainda é empregado como processo intermediário entre as etapas iniciais e finais do banho completo. Porém com a procura do mercados por peças hipoalergênicas, passou-se a usar processos selantes à base de Paládio, Estanho e Cobalto.

8 – Pré Ouro
Esta é uma etapa importantíssima e que auxilia na aderência dos banhos intermediários. O Pré Ouro é a preparação ideal para que a peça possa receber as camadas finais de ouro.

9 – Folheação a Ouro 22K ou18K
É na folheação que determinamos a espessura da camada já previamente escolhida pelo cliente.
Muitos se referem às camadas com o termo “milesimagem” ou “milésimo”, que são as espessuras do metal precioso aplicado. O ouro utilizado neste processo é o Ouro 18K, que é uma liga formada de 75% de ouro e 25% de outros metais.

10 – Cor Final
Uma última camada de Ouro é aplicada com o objetivo de padronizar a cor escolhida pelo cliente, evitando variação de tons na mesma peça.

11 – Secagem
As joias já folheadas seguem para secagem nas centrífugas, máquinas de alta rotação que retiram a água por processo físico.

12- Controle de Qualidade & Embalagem final
Após a secagem, as peças são separadas e observadas quanto à qualidade final, cor escolhida, padronagem. São embaladas em saquinhos esterilizados e separados e posteriormente enviadas para clientes de todo o Brasil.

 

Folheações – Problemas e Defeitos Operacionais

1.Aderência Imperfeita
2. Depósito de Espessura Insuficiente
3.Depósito Queimado
4.Depósito Escuro (preto)
5.Depósito Aspero
6-Eletrólito Turvo
7-Depósito Lento
8-Depósito Pobre ou Inexistente
9-Manchas em Baixa DC
10-Depósito Avermelhado
11-Depósito Preto
12-Depósito Fosco
13-Depósito Duro
14-Cianeto Livre Baixo
15-Cianeto Livre Alto
16-pH alto ou Baixo
17-Elétrica
18-Área Anódica Pequena
19-Área Anódica Grande
20-Falta de Cádmio
21-Excesso de Cádmio
22-Falta de Ouro
23-Amperagem Alta
24-Densidade do Eletrólito Baixa
25-Contaminação Metálica
26-Contaminação Orgânica
27-Temperatura Baixa

 

Não incluso consultoria e assistência técnica
Não aceitamos devolução e troca de processos
Pagamento via PIX
Envio do APP do processo  via e-Mail
Whatsapp: +55 11 9 4218 4906
E-mail: aa211241@gmail.com
Consulte-nos para maiores detalhes antes de efetuar a compra.
Financiamento até 36 meses: Losango.com.br ou outra

Carrinho de compras
Translate »